Medicamentos e Cosmética

Segundo a AOECS position statement on drugs, hygiene products and cosmetics, os celíacos podem tomar com segurança todos os medicamentos do mercado europeu.

De facto, a European Pharmacopoeia estabelece um limite para o teor total de proteínas do amido de trigo presente como excipiente em medicamentos. O teor máximo total de proteínas é de 0,3% (3.000 ppm), o que se correlaciona com um teor de glúten inferior a 100 ppm. A quantidade máxima de glúten em medicamentos para uso oral é por isso, limitada por esta disposição e é completamente inofensiva para o celíaco, levando em consideração a quantidade relativamente pequena (peso) dos medicamentos consumidos diariamente.

Todos os medicamentos podem ser considerados seguros e adequados para pessoas com doença celíaca, exceto em casos de hipersensibilidade individual que devem ser avaliados caso a caso.

Ver também: https://www.ema.europa.eu/documents/report/wheat-starch-containing-gluten-usedexcipient-report-publicado-support-questions-answers-wheat_en.pdf

Estas indicações da AOECS apenas se aplicam a celíacos e não a alérgicos ao glúten.

Adicionalmente, segundo o INFARMED, e de acordo com a Guideline Excipients in the label and package leaflet of medicinal products for human use, os medicamentos que contenham glúten na sua composição têm de apresentar no folheto informativo que a sua administração não é adequada para doentes celíacos.

Ainda assim, se tiver alguma dúvida em especifico contacte diretamente o laboratório visto que só eles conseguem dar essa informação.

 

Em relação às substâncias que entram em contacto com a pele e mucosas, incluindo medicamentos, produtos de higiene e cosméticos, estes não são um problema para pessoas com doença celíaca e dermatite herpetiforme, mesmo que contenham glúten. O glúten apenas desencadeia uma reação adversa nos celíacos, quando entra em contato com o intestino.

Além disso, pasta de dentes e batons são sempre seguros para celíacos, mesmo que contenham glúten, tendo em conta a quantidade muito pequena (vestígios) que possa ser ingerida destes produtos.

De acordo com o Sistema de Licenciamento Europeu, os medicamentos, cosméticos e produtos de higiene não podem ser licenciados com o Crossed Grain Trademark.

PARCEIROS


FAZER DONATIVO / RENOVAR QUOTA