Bolo de iogurte e lima-limão com sementes de papoila
Doses
12porções
Doses
12porções
Ingredientes
Bolo
Recheio e cobertura
Lemon curd
Instruções de preparação
Lemon curd
  1. Leve ao lume o ovo bem misturado com o açúcar e o sumo de limão. Com um batedor de varas, mexa sempre para não ganhar grumos, até engrossar.
  2. Deve demorar cerca de 10 minutos. Retire do lume e incorpore a manteiga em pedaços e a raspa de limão. Mexa até estar bem derretida e dissolvida no creme.
  3. Passe para um frasco esterilizado, tape, deixe arrefecer e guarde no frigorífico.
Bolo
  1. Pré-aqueça o forno a 180 °C.
  2. Unte muito bem duas formas de 20 cm de diâmetro, polvilhe com farinha sem glúten, forre-lhes o fundo com papel vegetal e volte a untar/polvilhar (em alternativa, use spray desmoldante em vez da manteiga e da farinha, mas use na mesma o papel vegetal).
  3. Numa taça, bata os ovos com o açúcar. Junte o azeite e depois a farinha, o fermento e o bicarbonato.
  4. Adicione o iogurte, depois o sumo e a raspa da lima e dos limões. Por fim, envolva as sementes de papoila. Divida pelas duas formas e leve ao forno cerca de 20-22 minutos — faça o teste do palito antes de retirar. Desenforme e deixe arrefecer.
Recheio e cobertura
  1. Coloque um dos bolos no prato de servir, com o lado mais perfeito virado para o prato. Barre com duas colheres de sopa de lemon curd, e coloque o outro bolo por cima, com o lado mais perfeito virado para cima.
  2. Numa taça, bata bem o mascarpone. Junte-lhe o restante lemon curd e mexa bem. No início poderá parecer demasiado espesso, mas continue a bater com o batedor de varas, até ficar uma espécie de creme de manteiga macio e brilhante.
  3. Cubra todo o bolo com a ajuda de uma espátula, retirando o excesso, nomeadamente das laterais do bolo.
  4. Leve ao frigorífico antes de servir (pode fazer o bolo de véspera: no dia seguinte os sabores estão ainda mais pronunciados e vai saber ainda melhor).
  5. Decore com as rodelas de lima e limão e algumas folhinhas verdes ao seu gosto antes de servir.
Recipe Notes

Receita facultada por Paula Parente, mãe de uma sócia da APC.