Trança folhada com creme de pêra
Doses
10porções
Doses
10porções
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Num tacho leve ao lume o sumo de uma laranja com os restantes ingredientes (peras, curgete, estrelas de anis, pau de canela, açúcar), mexa para envolver todos os ingredientes e se misturem com o sumo da laranja.
  2. Deixe ferver bem, indo mexendo aos poucos, até ficar meloso e a fruta suficientemente mole. Retire as estrelas de anis e o pau de canela, e com a ajuda de uma varinha mágica reduzir a mistura a puré. Se achar que a mistura ficou muito líquida leve de novo ao lume até engrossar mais um pouco.
  3. Estenda a massa folhada sem glúten, com um rolo da massa, aproximando-a de um formato mais rectangular ou quadrado. Corte as partes redondas das pontas e reserve (com as laterais redondas que sobraram pode uni-las e fazer um minifolhado).
  4. O corredor que fica no meio será onde vai colocar o recheio. Nas laterais faça cortes na diagonal iguais de um lado e do outro. Com um pincel molhado humedeça as laterais, para que colem umas às outras, quando estiverem a entrançar.
  5. Comece por enrolar uma das pontas de baixo e depois comece a entrelaçar, colocando uma ponta de um lado por cima do recheio e depois uma ponta do outro lado e assim sucessivamente até terminar.
  6. Pincele toda a trança com um ovo batido e um pouco de água e polvilhe a gosto com a amêndoa picada ou sementes. Leve ao forno (190 °C) até que fique cozida e dourada. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco. Pode devorar!
Recipe Notes

Receita e foto  facultadas pela autora do blogue A rapariga do blog ao lado [http://araparigadoblogaolado.blogspot.pt/]