Bolo-rei de maçã
Doses
20fatias
Doses
20fatias
Ingredientes
Massa
Recheio
Para pincelar
Instruções de preparação
  1. Coloque as passas numa tigela com água morna e deixe de molho.
  2. Noutra tigela misture o leite, o fermento e uma colher de chá do açúcar da receita, mexa bem e deixe a descansar num local morno durante dez minutos ou até espumar.
  3. Enquanto o fermento está a ativar-se, misture bem as farinhas com o psílio e a goma xantana. Reserve.
  4. Na cuba da sua batedeira, bata os ovos com o açúcar até espumar. Junte, de seguida, o leite com o fermento, a margarina, o açúcar, a raspa, o vinho do Porto e o mel e misture tudo muito bem. Aos poucos, acrescente a farinha e deixe amassar durante dez minutos. Após esse período, deixe levedar em local morno durante uma hora.
  5. No final da primeira levedação, descasque e corte as maçãs em pequenos quadrados, junte as uvas passas, o açúcar mascavado e a canela, mexendo bem para que fique tudo bem envolvido. Deixe um quarto de uma maçã para fatiar para decoração.
  6. Estique a massa até obter um rectângulo, recheie com a mistura de maçã e canela, enrole e molde em forma de coroa, unindo as pontas.
  7. Coloque num tabuleiro forrado a papel vegetal em local morno a levedar mais uma hora.
  8. No final da segunda levedação, pincele com o ovo batido e decore com a maçã que sobrou. Vai ao forno a 160ºC durante 40 minutos, até dourar. Quando estiver pronto, retire e deixe arrefecer sobre uma rede, antes de pincelar com um pouco de geleia de marmelo aquecida para dar brilho.
Recipe Notes

Receita facultada pela autora do blogue Vidas Sem Glúten.
http://vidassemgluten.blogspot.pt