Comunicado da APC

Encontros nacionais, logótipo e cartão de sócio

  1. Sobre Encontros Nacionais
  2. Sobre o uso do logótipo da APC e análises
  3. Sobre os descontos aos associados
  4. Sobre a nossa atitude perante a doença

 

1. A APC tem tido o cuidado de fazer, ao longo dos anos, Encontros Nacionais fora da região de Lisboa – Vila Real de Trás os Montes, Viana do Castelo, Braga, Leiria, Évora, e o último em Faro. Em todos temos tido o apoio das grandes superfícies e de empresas representantes de marcas especificas sem glúten. Concretamente, neste último realizado em Faro, a APC teve apoio do Auchan através da sua loja local.

2. A APC trabalha continuamente para aumentar o leque de escolha de todos os celíacos e para facilitar a leitura dos rótulos, por exemplo através da inclusão do seu logótipo nas embalagens. Informamos que o uso do logótipo é gratuito aos produtores, não aumentando assim o custo fixo do produto e portanto o seu custo final. Informamos que para a inclusão do logótipo obrigamos à assinatura de um protocolo que, entre outros pontos, obriga à apresentação de análises em laboratório certificado. Relativamente às analises, no entanto, é injustificado efectuar análises pontuais a um produto que 1) afirma conter vestígios de glúten e, sobretudo, 2) é fabricado num espaço onde são manuseados cereais com glúten e, como tal, não existem garantias de que todos os lotes sejam isentos de glúten. Ainda que recorrendo a uma análise laboratorial ou a um teste caseiro, o resultado é válido apenas para aquela amostra e não para as restantes embalagens, o que se revela contraproducente a não ser que exista certeza de segurança no processo de fabrico.

3. O cartão de sócio foi criado há mais de 15 anos numa parceria entre a APC e o CELEIRO. Aquando da sua criação, o desconto era de 7% e hoje em dia é de 10%. Na altura, o desconto só abrangia as lojas CELEIRO, hoje em dia inclui essas e outras mais. A partir do mês de Maio de 2013, o cartão terá uma nova imagem, mais actual, renovando um compromisso iniciado há vários anos. A ideia de que houve um aumento propositado de preços para comportar o desconto oferecido é falsa, difamatória e resulta numa teoria que recusamos liminarmente.

4. A regra de ouro do celíaco é «Em caso de dúvida, não consumir». E o ponto 5 do TOP 10 do celíaco feliz (tratamento) é «Celebre as conquistas». A farinha de arroz X pode não conter a menção de que é isenta de glúten, mas a da Ceifeira (um dos nossos parceiros e que inclui o nosso logótipo contém, também fruto do trabalho da APC e da sensibilização das empresas em servir da melhor forma todos os seus consumidores.

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