Natal, que é Natal, tem sempre um Bolo Rei na mesa. 🎅
E por isso, não poderíamos deixar de partilhar uma receita de Bolo Rei sem glúten do Sweet Gula. Pode acompanhar a confeção ao som de músicas de Natal:
 
INGREDIENTES:
– 130 ml de bebida vegetal de aveia
– 125 g de açúcar amarelo
– 2 ovos
– 75 g de manteiga
– 1 pitada de sal
– Raspa da casca de 1 laranja
– Raspa da casca de 1 limão
– 400 g de mistura preparada de farinhas s/ glúten
– 50 g de fécula de batata
– 30 g de fermento de padeiro fresco
– 200 g de mistura de frutas secas e cristalizadas
 
Para decorar
– 1 gema
– 1 colher de sopa de bebida vegetal de aveia
– Frutos secos e cristalizadas q.b.
– Açúcar pérola q.b.
 
PREPARAÇÃO:
1. Amorne ligeiramente a bebida vegetal de aveia e coloque na taça de uma batedeira juntamente com os restantes ingredientes, à exceção das frutas secas e cristalizadas. Amasse com o gancho durante alguns minutos até obter uma massa homogénea e um pouco pegajosa. Adicione os frutos secos e cristalizadas picados e amasse a uma velocidade baixa, apenas para envolver (caso opte por amassar à mão, aqueça a bebida e dilua o fermento nela. Numa taça larga, misture os ingredientes secos com exceção dos frutos, faça um buraco no centro e aos poucos vá adicionando os ingredientes líquidos e amassando com as mãos até obter uma massa homogénea. Junte os frutos e envolva na massa).
2. Tape a taça com um pano e deixe levedar num local seco durante pelo menos 3 horas, ou até que duplique de volume.
3. Transfira a massa para uma bancada polvilhada com farinha de trigo-sarraceno ou de arroz e divida a massa em duas bolas. Em cada bola faça um buraco no centro e com as mãos vá alargando a massa formando uma rosca (a massa ainda vai estar pegajosa, não caia na tentação de adicionar mais farinha, pelo que molhar as mãos com água ou azeite será a melhor forma de conseguir moldar a massa). Coloque ambas as roscas em tabuleiros de forno forrados com papel vegetal e deixe levedar durante 1 hora.
4. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture a gema de ovo com 1 colher de sopa de bebida vegetal e pincele os bolos com esta mistura. Decore com os frutos secos e cristalizadas. Coloque também algum açúcar pérola e leve de seguida os bolos ao forno durante cerca de 30 minutos ou até que comecem a dourar. Retire os bolos do forno, deixe arrefecer e sirva.

PARCEIROS


FAZER DONATIVO / RENOVAR QUOTA