Faz Sentido

Uma rubrica onde se abordam diversos temas, sob o olhar da Psicologia, mostrando como as emoções, os pensamentos e os comportamentos influenciam o bem estar e a qualidade de vida dos celíacos.

A Dr.ª Helena Correia, psicóloga e responsável pela rubrica, realiza intervenção psicológica com crianças, jovens e adultos, através de serviços de Consulta Psicológica, Consultoria Psicopedagógica e Aconselhamento, desde 2002. É mãe de um menino celíaco, e por isso uma ativista da causa celíaca e estudiosa do impacto psicossocial do diagnóstico da doença celíaca e da dieta isenta de glúten.

Tal como vai ao Gastroenterologista e ao Nutricionista, saiba que é normal consultar também um Psicólogo. Afinal, o bem-estar psicológico faz parte da saúde mental e a saúde mental contribui para a nossa saúde global. Agende a sua consulta através de geral@celiacos.org.pt.

Quando um novo ano começa, muitas são as resoluções que queremos concretizar. Poupar mais, ir mais vezes ao ginásio, voltar a estudar, entre outras. Para quem é celíaco essas resoluções passam necessariamente por manter e melhorar a dieta isenta de glúten (DIG).

Cumprir esta dieta implica escolher bem os alimentos, sejam os naturalmente isentos desta proteína ou as alternativas específicas; exige controlar a contaminação cruzada e ainda assim não deixar de fazer a vida social em torno da mesa, como é tão habitual na nossa cultura. Rapidamente o otimismo inicial se pode transformar em mais uma fonte de pressão ou até de frustração, quando encaramos esta dieta como uma imposição para toda a vida e nos confrontamos com alguns desafios a ela associados.

Importa então encontrar algumas estratégias que permitam aligeirar e encarar a DIG de forma positiva. Em 2022, facilite a sua vida!

– Comece pela etiqueta verbal. Experimente mudar o “tenho que” pelo “quero” ou “vou”. A primeira é uma expressão pesada, de exigência, as outras representam uma vontade plena, uma intenção poderosa, o assumir de uma escolha acertada.

– Simplifique a ida às compras. No dia-a-dia o melhor é optar pelos alimentos naturalmente isentos de glúten (frutas, legumes e leguminosas, carne, peixe, ovos), apostar nos específicos sem glúten que já conhece, como aquele preparado de farinha panificável que nunca falha, as bolachas que agradam sempre aos filhotes, as massas alimentícias devidamente identificadas. Quando tiver mais disponibilidade e/ou paciência, então logo faz as suas prospeções ao mercado, presta atenção às novidades ou lê com olhos de ver os rótulos de algo diferente que lhe desperte interesse.

– Promova a sua vida social e a dos celíacos lá de casa. Receber os amigos, introduzindo-os às agradáveis surpresas de uma refeição ou petisco isento de glúten é sempre um sucesso. Além de comer bem e em segurança, recolhe a admiração de quem acha que DIG deve ser do outro mundo. Mostra que é simples e tão natural como qualquer outro regime alimentar. Conviver experimentando os novos estabelecimentos garantidamente aptos para celíacos, fazer um piquenique ou sair somente para uma bebida, fazem maravilhas pelo nosso estado de espírito. Se existir risco de contaminação, apareça simplesmente. Com ou sem marmita, o que realmente conta é a sua presença.

– Sobretudo, continue a campanha! Quem é celíaco, familiar direto de celíaco, ou amigo, sabe como é determinante formar e informar sobre estas questões. É assim como uma missão. Quantas mais pessoas ouvirem falar sobre o que é o glúten e a doença celíaca, ou em que consiste a DIG e a sua importância, mais fácil é manejar a dieta e prosseguir cada vez com mais confiança e menos constrangimentos em afirmar-se sem glúten, sem espigas desnecessárias.

2022

Quando um novo ano começa, muitas são as resoluções que queremos concretizar. Poupar mais, ir mais vezes ao ginásio, voltar a estudar, entre outras. Para quem é celíaco essas resoluções passam necessariamente por manter e melhorar a dieta isenta de glúten (DIG).

Cumprir esta dieta implica escolher bem os alimentos, sejam os naturalmente isentos desta proteína ou as alternativas específicas; exige controlar a contaminação cruzada e ainda assim não deixar de fazer a vida social em torno da mesa, como é tão habitual na nossa cultura. Rapidamente o otimismo inicial se pode transformar em mais uma fonte de pressão ou até de frustração, quando encaramos esta dieta como uma imposição para toda a vida e nos confrontamos com alguns desafios a ela associados.

Importa então encontrar algumas estratégias que permitam aligeirar e encarar a DIG de forma positiva. Em 2022, facilite a sua vida!

– Comece pela etiqueta verbal. Experimente mudar o “tenho que” pelo “quero” ou “vou”. A primeira é uma expressão pesada, de exigência, as outras representam uma vontade plena, uma intenção poderosa, o assumir de uma escolha acertada.

– Simplifique a ida às compras. No dia-a-dia o melhor é optar pelos alimentos naturalmente isentos de glúten (frutas, legumes e leguminosas, carne, peixe, ovos), apostar nos específicos sem glúten que já conhece, como aquele preparado de farinha panificável que nunca falha, as bolachas que agradam sempre aos filhotes, as massas alimentícias devidamente identificadas. Quando tiver mais disponibilidade e/ou paciência, então logo faz as suas prospeções ao mercado, presta atenção às novidades ou lê com olhos de ver os rótulos de algo diferente que lhe desperte interesse.

– Promova a sua vida social e a dos celíacos lá de casa. Receber os amigos, introduzindo-os às agradáveis surpresas de uma refeição ou petisco isento de glúten é sempre um sucesso. Além de comer bem e em segurança, recolhe a admiração de quem acha que DIG deve ser do outro mundo. Mostra que é simples e tão natural como qualquer outro regime alimentar. Conviver experimentando os novos estabelecimentos garantidamente aptos para celíacos, fazer um piquenique ou sair somente para uma bebida, fazem maravilhas pelo nosso estado de espírito. Se existir risco de contaminação, apareça simplesmente. Com ou sem marmita, o que realmente conta é a sua presença.

– Sobretudo, continue a campanha! Quem é celíaco, familiar direto de celíaco, ou amigo, sabe como é determinante formar e informar sobre estas questões. É assim como uma missão. Quantas mais pessoas ouvirem falar sobre o que é o glúten e a doença celíaca, ou em que consiste a DIG e a sua importância, mais fácil é manejar a dieta e prosseguir cada vez com mais confiança e menos constrangimentos em afirmar-se sem glúten, sem espigas desnecessárias.

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