De forma a facilitar a compreensão e adesão à DIG, dividimos os alimentos em 3 categorias:

Os alimentos permitidos são naturalmente isentos de glúten e por isso podem ser consumidos livremente por celíacos. Ao verificarmos a roda dos alimentos constatamos que os 6 grupos: hortícolas; fruta; lacticínios; carne, pescado e ovos; leguminosas; e gorduras e óleos – são constituídos por alimentos naturalmente isentos de glúten, na sua forma não processada. O grupo dos cereais e derivados, tubérculos, apesar de conter alimentos proibidos inclui, também, alternativas naturalmente isentas de glúten, grãos, farinhas e amidos, como por exemplo, trigo-sarraceno, milho, quinoa, arroz, tapioca, batata, entre outros.

Por outro lado, os alimentos proibidos contêm glúten na sua composição e, como tal, não são adequados a celíacos, devendo ser substituídos pelos seus equivalentes sem glúten.

Os alimentos perigosos são todos os processados, compostos por vários ingredientes, que podem ou não conter glúten na sua composição pelo que se torna essencial analisar o rótulo do produto.

Consulte a listagem completa no folheto “O que precisa saber através dos 3P’s os alimentos Permitidos, Proibidos e Perigosos” – descarregar aqui. O download dos ficheiros está reservado aos sócios/amigos. Junte-se a nós.

Sempre que surgir dúvidas relativamente à presença de glúten nos alimentos deverá analisar o rótulo do produto em questão, através da leitura da lista dos ingredientes, verificando:

  1. Se o produto tem o logótipo APC ou da espiga cortada, a menção «isento de glúten» ou se é um produto naturalmente isento de glúten;
  2. Que não contem nenhum dos ingredientes proibidos indicados no cartão 2 Passos para a leitura do rótulo dos alimentos perigoso – descarregar aqui.
    O download dos ficheiros está reservado aos sócios/amigos. Junte-se a nós.
  3. Que não possui a menção «Pode conter vestígios de glúten / cereais com glúten» ou outras alusivas à possibilidade de contacto cruzado por glúten.

Leia regularmente o rótulo dos produtos, mesmo daqueles que está habituado a comprar. Não deve ficar preso a marcas, visto que a composição dos produtos pode alterar sem aviso prévio.

PARCEIROS


FAZER DONATIVO / RENOVAR QUOTA