Bolo de mirtilos, limão e maracujá

Imprimir Receita
Bolo de mirtilos, limão e maracujá
Refeição Bolos e Biscoitos
Doses
porções
Ingredientes
Refeição Bolos e Biscoitos
Doses
porções
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Ligue o forno a 200º C (opção apenas de aquecimento em baixo, para fazer crescer a massa sem queimar o topo do bolo). Unte a forma com um pouco de manteiga sem sal e polvilhe com um pouco de farinha sem glúten. Reserve.
  2. Coloque a farinha e o açúcar em cada uma das tigelas grandes, retirando ao açúcar 2 a 3 colheres de sopa para um outro recipiente pequeno. Reserve. Adicione à farinha o fermento e reserve.
  3. Separe as gemas das claras, colocando as gemas na tigela do açúcar e as claras na tigela média. Bata as claras em castelo (com uma pitada de sal, para subirem mais rápido) e depois de bem firmes, junte-lhes as 2 ou 3 colheres de sopa de açúcar que reservou anteriormente. Reserve.
  4. Bata as gemas com o açúcar até obter uma pasta granulosa. Adicione a manteiga à temperatura ambiente e bata até obter uma massa esbranquiçada. Junte de seguida a raspa de limão, a polpa dos maracujás e metade das claras em castelo. Envolva tudo. Adicione depois a farinha com o fermento (peneirados) e bata até que a massa fique muito suave e forme pequenas bolhas. Junte 150 gr de mirtilos (lavados e bem secos) e o resto das claras, envolvendo tudo suavemente (não bata a massa ou use movimentos rápidos neste último passo, pois pretende-se que a massa encorpore as claras em castelo e o ar que nelas existe).
  5. Deite a massa na forma. Decore o topo da massa com os 50 gr restantes dos mirtilos, espaçando-os entre si. Leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos.
  6. Quando o bolo estiver pronto, retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar. Sirva com o seu chá preferido.
Recipe Notes

Receita facultada pela autora do blog COMIDAcomPAIXÃO ©

www.comidacompaixao.com

PARCEIROS


FAZER DONATIVO / RENOVAR QUOTA