Dicas 4

Nesta época de quarentena existem produtos que não podem faltar na sua despensa!

E os cereais são um deles! E porquê?!

Apresentam validade longa, são saudáveis, saciantes e bastante versáteis, podendo aplicar toda a sua criatividade durante este longo período em casa.

Existem vários grãos e produtos amiláceos naturalmente sem glúten: arroz, mandioca, milho, soja, batata, tapioca, feijões, sorgo, trigo sarraceno, quinoa, painço, araruta, amaranto, teff, aveia isenta de glúten, etc.

 

No entanto, é importante relembrar que:

 

  • Só deve adquirir aveia e farinhas dos cereais naturalmente isentos de glúten (ex: farinha de arroz, fécula de batata, amido de milho, farinha de milho etc.) que garantam a isenção de glúten, isto é, que ostentem alguma menção (“isento de glúten” / “gluten-free”) ou logótipo (APC, CGT ou outro alusivo à espiga cortada). Isto deve-se ao facto de estes produtos poderem conter glúten por contaminação cruzada devido à colheita e processamento poder ser efetuada em paralelo com os cereais com glúten.

 

 

 

 

 

 

  • Qualquer arroz e milho em grão são aptos a celíacos, pelo que nenhum poderá ostentar a menção “isento de glúten” ou o logótipo da APC ou CGT, por ser evidente a isenção e improvável a contaminação (incluindo a tecnicamente inevitável).

 

  • Não deve comprar este ou outro tipo de produtos a granel, pois não tem acesso à lista de ingredientes e existe uma grande probabilidade de haver contaminação cruzada.

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