Dia da Consciencialização da Doença Celíaca nas Escolas | 2023

Dia da Consciencialização da Doença Celíaca nas Escolas | 2023

16 May, 2023

09:00-18:00

O mês da sensibilização da Doença Celíaca, o mês de maio, está a chegar! E tendo em conta o sucesso das ações nos anos anteriores, a APC volta a dinamizar o “Dia da Consciencialização da Doença Celíaca” nas escolas de Portugal Continental e Ilhas, desta vez, no Dia Internacional do Celíaco – 16 de maio (terça-feira).

A iniciativa é gratuita e tem como objetivo mostrar, de forma lúdica, a todas as crianças, jovens e comunidade escolar, o que significa ser celíaco e comer sem glúten, sem que isso seja visto como uma diferença.

 

Em que consiste?

– Os alunos da escola ou da sala de aula do celíaco são incentivados a levar uma peça de roupa de cor azul nesse dia.

– A APC irá enviar material didático, como jogos e livros digitais, vídeos educativos e outras atividades, sobre a Doença Celíaca e Dieta Isenta de Glúten para ser utilizado nas atividades de sensibilização, a serem dinamizadas pelos professores.

– O diretor / professor é encorajado a enviar um e-mail educacional sobre a Doença Celíaca a todos os funcionários e pais (a APC irá fornecer-lhe a informação a incluir nesse e-mail), de forma a sensibilizar toda a comunidade escolar.

 EXCLUSIVO SÓCIOS APC: para os sócios da APC, para além dos materiais didáticos, terão a oferta de alguns produtos sem glúten, com o apoio dos parceiros APC, para que o professor possa realizar (ou complementar) um lanche sem glúten no dia 16 de maio na turma do celíaco.

 

Para ter acesso a estes produtos a APC disponibilizará vários pontos de recolha distribuídos por todo o país (incluindo Ilhas), com a ajuda de voluntários (depois da inscrição partilharemos mais detalhes de cada ponto de recolha):

  • Lisboa – Sede da APC

Rua Gago Coutinho, N.º 1, Estúdio/ atelier, 2675-510 Odivelas

  • Porto – Gabinete da APC

Galeria Comercial Mota Galiza, Rua Calouste Gulbenkian, loja 59, 4050-145 Porto

  • Aveiro

A Típica – Rua São Martinho nº106, 3810-183 Bairro do Liceu, Aveiro

  • Leiria 

Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, 2414-015 Leiria

  • Coimbra

3030-393 Coimbra

  • Torres Vedras 

Biotrab – Urbanização Nova da Conquinha, Praceta Fernando Lopes Graça Loja 3, 2560-253 Torres Vedras

  • Alentejo

7500-190 Vila Nova de Santo André – Município de Santiago do Cacém

O Grão da Mesma Mó – Alcarcova de Baixo 45, 7000-841 Évora

  • Vila Real

Pena Park Hotel – Rua do Complexo Turístico de Lamelas nº1, 4870-110 Ribeira de Pena

  • Algarve

8005-404 Estoi – Faro

  • Madeira

9125-170 Caniço, Santa Cruz – Ilha da Madeira

  • Açores – Ilha Terceira

Angra do Heroísmo – Terceira, 9700-188

  • Açores – São Miguel

Longe da Espiga – R. Dr. Filipe da Cunha Álvares Cabral 5 Cave Esquerda,

9500-182 Ponta Delgada

 

Terá que efetuar o levantamento dos produtos no ponto de recolha mais perto de si, na semana antecedente à iniciativa. Exceções serão avaliadas caso a caso.

 

Quem se pode inscrever?

  • Qualquer escola do país (Portugal Continental e Ilhas), encarregados e educação e professores.
  • Para turmas com alunos celíacos e sócios APC, deve preencher o formulário sócio. Para outras turmas, deve preencher o formulário não sócio.
  • Uma escola pode inscrever mais que uma turma, tendo as inscrições que ser feitas em separado, por turmas, discriminando as turmas com celíacos e sócios APC.

 

Quer saber como é que a escola do seu filho ou a escola onde trabalha se pode juntar a esta iniciativa?

  1. Peça autorização ao diretor / professor para a realização da iniciativa na escola.
  2. Efetue a sua inscrição, preenchendo o formulário presente no final desta página (no nome dos participantes basta colocar o nome da criança/jovem celíaca(o)), seguidamente de um questionário para o qual será redirecionado após finalizar a sua inscrição. Todos os dados recolhidos serão tratados pela Associação Portuguesa de Celíacos e, não serão utilizados para outros fins.
  3. A APC entrará em contacto consigo para alinhar todos os detalhes do levantamento dos produtos e partilhar os materiais dedicados à iniciativa.

Nota: No campo do formulário que menciona o nome e contactos de todos os participantes, deve apenas preencher com o nome e contacto do celíaco ou professor responsável pela turma inscrita.

As inscrições estão abertas apenas até dia 16 de abril! Não perca a oportunidade de se juntar a esta iniciativa de sucesso, que o ano passado contou com cerca de 85 escolas inscritas e mais de 5000 alunos envolvidos.

 

Caso tenha alguma dúvida, contacte as Nutricionistas Rita Machado 936 732 413 ou Sara Silva 936 732 408.

PARCEIROS


FAZER DONATIVO / RENOVAR QUOTA