Alimentação em tempo de pandemia

O SARS-CoV-2 pode ser transmitido através dos alimentos?

No que diz respeito à disseminação do novo vírus através da alimentação, a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) informam que até ao momento não existe qualquer evidência científica de que o novo coronavírus possa ser transmitido através da ingestão de alimentos, sejam eles crus ou cozinhados. Contudo, é recomendado aplicar-se o princípio da prevenção e efetuar um reforço das práticas de higiene e segurança alimentar.

De um modo geral, manter um estado nutricional e de hidratação adequados contribui para um sistema imunitário otimizado. Face às circunstâncias atuais, é fundamental atender às recomendações que se encontram disponíveis no manual Covid-19 orientações na área da alimentação (contém adaptações de acordo com a dieta isenta em glúten) elaborado e emitido pela DGS. Neste manual poderá encontrar orientações alimentares gerais importantes para esta fase de isolamento, desde o planeamento à compra e preparação de alimentos.

Ainda neste documento orientativo da DGS é possível encontrar uma secção destinada aos idosos e alguns cuidados alimentares básicos a ter com esta população de risco.

A DGS lançou ainda o guia Receitas com Enlatados(contém adaptações de acordo com a dieta isenta em glúten), com receitas saudáveis com enlatados para a quarentena, e  apresenta também conselhos para fazer boas escolhas no supermercado e ainda cuidados a ter, tanto na conservação e armazenamento como na altura da confeção.

E em relação às frutas e aos produtos hortícolas, é seguro o seu consumo?
Segundo a Ordem dos Nutricionistas sim, desde que respeitadas as regras de higiene e segurança alimentar.
Os alimentos de origem vegetal podem ser consumidos crus ou cozinhados, devendo-se respeitar as seguintes regras:
• Retirar as partes estragadas;
• Lavar os hortícolas folhosos folha a folha em água corrente abundante;
• Enxaguar em água corrente.

 

Além destes manuais, a DGS, através do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, elaborou um outro dedicado às crianças, com alguns cuidados alimentares e atividades que poderão ser realizadas nesta fase de confinamento. Consulte Vamos pôr a alimentação saudável em casa(contém adaptações de acordo com a dieta isenta em glúten).

 

Certifique-se de seguir uma dieta rigorosa e isenta de glúten, visto ser o único tratamento para a doença celíaca.

 

Consulte no site da APC a informação de todas as lojas online dos nossos parceiros. Serão um dos seus aliados nesta altura de quarentena. Proteja-se!

PARCEIROS


FAZER DONATIVO / RENOVAR QUOTA