Estudo de Mercado

Produtos alimentares com glúten e específicos sem glúten – a diferença de preços

A dieta isenta de glúten é o único tratamento conhecido para a doença celíaca, adotada para toda a vida, deve ser rigorosa, completa, equilibrada e variada, não devendo os alimentos que contêm glúten ser eliminados, mas sim, substituídos por outros cujas matérias-primas sejam isentas, tais como os produtos específicos sem glúten. Atualmente, o custo acrescido associado ao cumprimento da DIG e a diferença em relação à alimentação tradicional com glúten era desconhecida em Portugal.

O presente estudo pretendeu comparar preços entre produtos alimentares específicos sem glúten (PAESG) e produtos equiparáveis com glúten, o que permitiu avaliar o impacto económico da adoção de uma dieta sem glúten no rendimento familiar.

A recolha de dados dos preços dos produtos alimentares foi realizada entre julho e setembro de 2013.

O preço por quilograma dos PAESG e dos produtos com glúten foi recolhido através de consulta online, no portal de 8 lojas que disponibilizam este serviço. Analisou-se o preço por tipo de produto incluído nas 7 categorias alimentares (pão, massas, farinha, cereais de pequeno-almoço, bolachas/bolos, barras de cereais e alimentação preparada), de todos os PAESG. Considerando o número de PAESG encontrados, procedeu-se à recolha de preços de um igual número de produtos equiparáveis com glúten, selecionando metade dos produtos com a melhor relação preço/capacidade e os restantes 50% com o valor mais alto por €/kg. Atualizaram-se os preços dos alimentos incluídos num cabaz alimentar essencial com glúten, desenvolvido pela Associação Portuguesa de Nutricionistas, e o custo dos grupos de alimentos que necessitam de substituição por PAESG. O rendimento médio líquido e o rendimento mínimo nacional foram utilizados para analisar o impacto do cabaz sem glúten no rendimento familiar.

Foram analisados 742 produtos alimentares de 129 marcas. Considerando que um mesmo produto pode estar presente em mais que uma loja, foram totalizados 970 dados relativos ao preço.

Os resultados encontrados demonstram que os PAESG são 2,5 vezes mais caros que os produtos com glúten. O preço do cabaz alimentar essencial sem glúten representa um aumento significativo em relação ao equivalente com glúten, com um impacto de mais de metade do orçamento das famílias com baixos rendimentos.

Para ter acesso ao artigo do estudo de mercado, com descrição da metodologia utilizada e uma alargada discussão dos resultados obtidos, consulte a área Informação » Estudos.

Poderá, ainda, encontrar nesta área uma rubrica referente aos preços dos PAESG com desconto com o cartão da APC, nos pontos de venda aderentes.

Inovando e diferenciando-se, através da plataforma (estudomercado.celiacos.org.pt) os sócios da APC, vão poder consultar os resultados do estudo de forma dinâmica, encontrando os valores mais gerais ou específicos de forma intuitiva e segundo os seus interesses.

Dados para login: Username: SOCIO Password: apc2014

PARCEIROS


FAZER DONATIVO / RENOVAR QUOTA