Se foste diagnosticado recentemente com doença celíaca é normal que te sintas preocupado e ansioso porque tudo isto é novidade. Só tens que adquirir estratégias para lidar com isto no teu dia-a-dia e te sentires seguro.

Mas a APC está aqui para te ajudar a compreender a doença e o seu tratamento, fornecendo ferramentas específicas, e mostrar-te que não estás sozinho. Existem muitas outras crianças e adultos com estas doença.

Ter doença celíaca significa que não podes comer nenhum alimento que contenha uma proteína chamada glúten. A exclusão do glúten é o único tratamento existente.

Se comeres algo com glúten, mesmo que numa quantidade mínima, isso vai afetar o teu organismo e deixar lesões, mesmo que não tenhas sintomas. Se não cumprires a dieta vais ficar doente, por isso é muito importante que aprendas em que consiste. Consulta mais informações sobre a dieta isenta de glúten aqui.

O glúten é um conjunto de proteínas vegetais que está dentro do trigo, da cevada e do centeio. Eles são grãos, mas deves conhecê-los principalmente como farinha, e por isso estão presentes em pães, bolos, massas, cereais de pequenos, etc. Também pode ser encontrado em sopas, salsichas e outros alimentos que não esperavas, como o chocolate.

A boa notícia é que existem versões sem glúten de todos os teus alimentos favoritos, até mesmo de pizza! Tudo o que precisa saber é fazer a leitura correta dos rótulos e saber onde deves ir ou que pedir quando comes fora de casa.

 

Sabemos que ir à escola quando precisas de uma dieta especial pode ser desafiante, mas a APC tem ferramentas para te ajudar.

 

Dá uma olhada nas informações que apresentamos e pede aos teus pais/ educadores para verem contigo e decidirem a melhor forma de falar com a tua escola sobre o que precisas de adaptar no teu dia-a-dia escolar.

 

APC Jovem

Se adoras todo o trabalho que a APC faz por nós celíacos, mas estás à procura de uma comunidade mais jovem onde possas fazer amizades, partilhar experiências e aceder a conteúdos pensados especialmente para jovens, junta-te à comunidade APC Jovem!

Estamos presentes maioritariamente no Instagram, WhatsApp e Facebook, e temos também um blog onde podes ver todos os nossos artigos.

Enviar a criança celíaca para a escola pode ser angustiante pois parece que está a perder o controle da sua dieta/ tratamento. Esta preocupação é totalmente compreensível, mas é essencial informar-se sobre o que pode fazer para melhorar a situação junto da comunidade escolar.

Depois de diagnosticar a doença celíaca em crianças é muito importante educá-las no sentido de saberem como adquirir autonomia em relação à dieta. A adoção desta medida permite uma maior segurança e uma menor dificuldade no processo de integração social e escolar das crianças.

Deve ser garantido todo o esclarecimento à escola, sensibilizando professores, funcionários e colegas para a doença celíaca, para a alimentação que o celíaco deve seguir (consulte o separador Alimentos) , e os cuidados a ter para evitar situações de consumo não intencional de alimentos com glúten (consulte o separador Contaminação cruzada).

Para ajudar neste processo, produzimos várias orientações e materiais dirigidos aos pais, mas também para entregar na escola. Com isto, esperamos que pais e crianças se sintam mais confiantes e que a criança aproveite a experiência escolar como qualquer outra.

No final desta página encontra os documentos para descarregar.

 

Refeições escolares

No que toca à alimentação nas escolas, a Direção-Geral da Educação emitiu, em 2013, a Circular 3/DSEEAS/DGE/2013 com orientações sobre ementas e refeições escolares, referindo que «podem ser servidas ementas alternativas, quando devidamente justificadas por prescrição clínica, mantendo sempre que possível a matéria-prima (ou sucedâneos) da ementa do dia». Considerando a informação, as escolas públicas têm o dever de fornecer a alimentação sem glúten às crianças celíacas, porém, não se encontram obrigadas a ter os produtos específicos sem glúten e garantir a variedade dos alimentos.

Assim, em conjunto com a escola, deverão chegar a acordo sobre a melhor forma a proceder, garantindo uma refeição isenta de glúten em segurança, mas também adequada às suas necessidades nutricionais, saborosa e o mais semelhante possível aos seus pares, de forma a que a criança não se sinta excluída.

Queremos garantir que as crianças celíacas sejam incluídas em todas as atividades escolares, incluindo as festividades. Desta forma, a escola deve também informar os pais destas crianças, de forma antecipada, das festas ou visitas de estudo para que estes possam agilizar as refeições a preparar ou a disponibilizar nestas situações específicas.

 

 

Materiais para descarregar

Carta dirigida à escola do seu educando

Manual doença celíaca em contexto escolar – dirigido aos educadores

O e-book Doença Celíaca: como atuar na escola, criado pela nutricionista Patrícia Soares (CP 2941N), em colaboração com a APC, é uma ferramenta especialmente dirigida às escolas, abordando a Doença Celíaca (DC) e fornecendo orientações para lidar com a mesma.

Deve ser divulgado junto de todos quantos contactem com um celíaco, nomeadamente professores e educadores, auxiliares, cozinheiros, ajudantes de cozinha, colegas e até mesmo aos pais dos colegas, de forma a fomentar a consciencialização para os cuidados a ter e sensibilizar para a importância do rigor na dieta isenta de glúten.

 

Para descarregar o e-book clique na imagem abaixo.

 

Se pretende sensibilizar e informar todos os profissionais da escola do seu filho(a) sobre a doença celíaca, a dieta isenta de glúten e os cuidados a ter para evitar o contacto por glúten, nós ajudamos.

Este é um serviço que a APC já dispõe desde 2011, prestado pelas nutricionistas da APC.

Para além das sessões presenciais nas escolas, temos agora também a opção de sessões online. Nesta modalidade, torna-se mais cómodo e seguro para as escolas, e menos dispendioso pois não há qualquer custo de deslocação, facilitando assim a recetividade em nos receber.

Para mais informações contacte-nos.

Se é nosso associado, pode ainda descarregar os livros abaixo, que explicam aos mais pequenos o que é a doença celíaca, utilizando como ferramentas didáticas nas escolas e creches.

 

O Manhoso Senhor Glúten.

Um livro bilingue destinado a todas as crianças celíacas, pais e professores para que, de forma divertida, aprendam o que significa ser celíaco e comer sem glúten, sem que se sintam diferentes.

Livro da autoria de Celeste Maia, com o apoio da Glutamine.

 

O Bando dos Celíacos – Aventuras com Barrigas Felizes

 

Este livro tem como objetivo oferecer material informativo a que os pais de crianças celíacas possam recorrer para explicar aos filhos como conviver com a doença ao longo da vida. Com uma linguagem adaptada ao público infantil, é também ele carregado de ilustrações que tornam o livro mais compreensível e divertido para os mais pequenos.

A experiência dos quatro protagonistas – Pedro, Alice, João e Maria – ajuda a conhecer e compreender melhor a doença e como ela pode afetar a convivência e o dia a dia da criança celíaca.

A publicação deste livro contou com o apoio da Mercadona

 

Aprender é Divertido_Glúten sem mistérios

 

O Intermarché, juntamente com a APC, criou o documento “Aprender é divertido – Glúten sem mistérios” com algumas atividades e receitas destinadas aos mais novos. Vão ainda poder encontrar uma pequena explicação, dirigida às crianças, do que é o glúten e a doença celíaca, e ficar a conhecer vários produtos Intermarché aptos para celíacos.

As crianças vão poder aprender quais os alimentos que podem ou não comer e como identificá-los através dos rótulos enquanto se entretêm a fazer atividades e jogos. Para aceder ao documento clique na imagem.

Divirtam-se!

A adolescência é um período de grandes transformações físicas, intelectuais e sociais, sendo de extrema importância serem acompanhadas por uma alimentação saudável. No entanto, habitualmente, nesta fase tende-se a adotar uma alimentação pouco equilibrada, recorrendo a alimentos nutricionalmente pobres, com elevado valor energético e ricos em gordura e açúcar.

Por este motivo, partilhamos algumas sugestões de lanches e snacks saudáveis sem glúten para adolescentes.

Simples, práticos, saborosos e nutricionalmente equilibrados.

SNACKS

APC_REGRESSO_AULAS_POSTS_LANCHES_1200X1200PX_20201006_1
APC_REGRESSO_AULAS_POSTS_LANCHES_1200X1200PX_20201006_2
APC_REGRESSO_AULAS_POSTS_LANCHES_1200X1200PX_20201006_3
APC_REGRESSO_AULAS_POSTS_LANCHES_1200X1200PX_20201006_4
APC_REGRESSO_AULAS_POSTS_LANCHES_1200X1200PX_20201006_5

LANCHES

APC_REGRESSO_AULAS_POSTS_SNACKS_1200X1200PX_20201006_1
APC_REGRESSO_AULAS_POSTS_SNACKS_1200X1200PX_20201006_2
APC_REGRESSO_AULAS_POSTS_SNACKS_1200X1200PX_20201006_3
Crianças, adolescentes e jovens

Se foste diagnosticado recentemente com doença celíaca é normal que te sintas preocupado e ansioso porque tudo isto é novidade. Só tens que adquirir estratégias para lidar com isto no teu dia-a-dia e te sentires seguro.

Mas a APC está aqui para te ajudar a compreender a doença e o seu tratamento, fornecendo ferramentas específicas, e mostrar-te que não estás sozinho. Existem muitas outras crianças e adultos com estas doença.

Ter doença celíaca significa que não podes comer nenhum alimento que contenha uma proteína chamada glúten. A exclusão do glúten é o único tratamento existente.

Se comeres algo com glúten, mesmo que numa quantidade mínima, isso vai afetar o teu organismo e deixar lesões, mesmo que não tenhas sintomas. Se não cumprires a dieta vais ficar doente, por isso é muito importante que aprendas em que consiste. Consulta mais informações sobre a dieta isenta de glúten aqui.

O glúten é um conjunto de proteínas vegetais que está dentro do trigo, da cevada e do centeio. Eles são grãos, mas deves conhecê-los principalmente como farinha, e por isso estão presentes em pães, bolos, massas, cereais de pequenos, etc. Também pode ser encontrado em sopas, salsichas e outros alimentos que não esperavas, como o chocolate.

A boa notícia é que existem versões sem glúten de todos os teus alimentos favoritos, até mesmo de pizza! Tudo o que precisa saber é fazer a leitura correta dos rótulos e saber onde deves ir ou que pedir quando comes fora de casa.

 

Sabemos que ir à escola quando precisas de uma dieta especial pode ser desafiante, mas a APC tem ferramentas para te ajudar.

 

Dá uma olhada nas informações que apresentamos e pede aos teus pais/ educadores para verem contigo e decidirem a melhor forma de falar com a tua escola sobre o que precisas de adaptar no teu dia-a-dia escolar.

 

APC Jovem

Se adoras todo o trabalho que a APC faz por nós celíacos, mas estás à procura de uma comunidade mais jovem onde possas fazer amizades, partilhar experiências e aceder a conteúdos pensados especialmente para jovens, junta-te à comunidade APC Jovem!

Estamos presentes maioritariamente no Instagram, WhatsApp e Facebook, e temos também um blog onde podes ver todos os nossos artigos.

Informação para os pais

Enviar a criança celíaca para a escola pode ser angustiante pois parece que está a perder o controle da sua dieta/ tratamento. Esta preocupação é totalmente compreensível, mas é essencial informar-se sobre o que pode fazer para melhorar a situação junto da comunidade escolar.

Depois de diagnosticar a doença celíaca em crianças é muito importante educá-las no sentido de saberem como adquirir autonomia em relação à dieta. A adoção desta medida permite uma maior segurança e uma menor dificuldade no processo de integração social e escolar das crianças.

Deve ser garantido todo o esclarecimento à escola, sensibilizando professores, funcionários e colegas para a doença celíaca, para a alimentação que o celíaco deve seguir (consulte o separador Alimentos) , e os cuidados a ter para evitar situações de consumo não intencional de alimentos com glúten (consulte o separador Contaminação cruzada).

Para ajudar neste processo, produzimos várias orientações e materiais dirigidos aos pais, mas também para entregar na escola. Com isto, esperamos que pais e crianças se sintam mais confiantes e que a criança aproveite a experiência escolar como qualquer outra.

No final desta página encontra os documentos para descarregar.

 

Refeições escolares

No que toca à alimentação nas escolas, a Direção-Geral da Educação emitiu, em 2013, a Circular 3/DSEEAS/DGE/2013 com orientações sobre ementas e refeições escolares, referindo que «podem ser servidas ementas alternativas, quando devidamente justificadas por prescrição clínica, mantendo sempre que possível a matéria-prima (ou sucedâneos) da ementa do dia». Considerando a informação, as escolas públicas têm o dever de fornecer a alimentação sem glúten às crianças celíacas, porém, não se encontram obrigadas a ter os produtos específicos sem glúten e garantir a variedade dos alimentos.

Assim, em conjunto com a escola, deverão chegar a acordo sobre a melhor forma a proceder, garantindo uma refeição isenta de glúten em segurança, mas também adequada às suas necessidades nutricionais, saborosa e o mais semelhante possível aos seus pares, de forma a que a criança não se sinta excluída.

Queremos garantir que as crianças celíacas sejam incluídas em todas as atividades escolares, incluindo as festividades. Desta forma, a escola deve também informar os pais destas crianças, de forma antecipada, das festas ou visitas de estudo para que estes possam agilizar as refeições a preparar ou a disponibilizar nestas situações específicas.

 

 

Materiais para descarregar

Carta dirigida à escola do seu educando

Manual doença celíaca em contexto escolar – dirigido aos educadores

E-book Escolas

O e-book Doença Celíaca: como atuar na escola, criado pela nutricionista Patrícia Soares (CP 2941N), em colaboração com a APC, é uma ferramenta especialmente dirigida às escolas, abordando a Doença Celíaca (DC) e fornecendo orientações para lidar com a mesma.

Deve ser divulgado junto de todos quantos contactem com um celíaco, nomeadamente professores e educadores, auxiliares, cozinheiros, ajudantes de cozinha, colegas e até mesmo aos pais dos colegas, de forma a fomentar a consciencialização para os cuidados a ter e sensibilizar para a importância do rigor na dieta isenta de glúten.

 

Para descarregar o e-book clique na imagem abaixo.

 

Sessões de esclarecimento

Se pretende sensibilizar e informar todos os profissionais da escola do seu filho(a) sobre a doença celíaca, a dieta isenta de glúten e os cuidados a ter para evitar o contacto por glúten, nós ajudamos.

Este é um serviço que a APC já dispõe desde 2011, prestado pelas nutricionistas da APC.

Para além das sessões presenciais nas escolas, temos agora também a opção de sessões online. Nesta modalidade, torna-se mais cómodo e seguro para as escolas, e menos dispendioso pois não há qualquer custo de deslocação, facilitando assim a recetividade em nos receber.

Para mais informações contacte-nos.

Livros de apoio

Se é nosso associado, pode ainda descarregar os livros abaixo, que explicam aos mais pequenos o que é a doença celíaca, utilizando como ferramentas didáticas nas escolas e creches.

 

O Manhoso Senhor Glúten.

Um livro bilingue destinado a todas as crianças celíacas, pais e professores para que, de forma divertida, aprendam o que significa ser celíaco e comer sem glúten, sem que se sintam diferentes.

Livro da autoria de Celeste Maia, com o apoio da Glutamine.

 

O Bando dos Celíacos – Aventuras com Barrigas Felizes

 

Este livro tem como objetivo oferecer material informativo a que os pais de crianças celíacas possam recorrer para explicar aos filhos como conviver com a doença ao longo da vida. Com uma linguagem adaptada ao público infantil, é também ele carregado de ilustrações que tornam o livro mais compreensível e divertido para os mais pequenos.

A experiência dos quatro protagonistas – Pedro, Alice, João e Maria – ajuda a conhecer e compreender melhor a doença e como ela pode afetar a convivência e o dia a dia da criança celíaca.

A publicação deste livro contou com o apoio da Mercadona

 

Aprender é Divertido_Glúten sem mistérios

 

O Intermarché, juntamente com a APC, criou o documento “Aprender é divertido – Glúten sem mistérios” com algumas atividades e receitas destinadas aos mais novos. Vão ainda poder encontrar uma pequena explicação, dirigida às crianças, do que é o glúten e a doença celíaca, e ficar a conhecer vários produtos Intermarché aptos para celíacos.

As crianças vão poder aprender quais os alimentos que podem ou não comer e como identificá-los através dos rótulos enquanto se entretêm a fazer atividades e jogos. Para aceder ao documento clique na imagem.

Divirtam-se!

Planos alimentares

A adolescência é um período de grandes transformações físicas, intelectuais e sociais, sendo de extrema importância serem acompanhadas por uma alimentação saudável. No entanto, habitualmente, nesta fase tende-se a adotar uma alimentação pouco equilibrada, recorrendo a alimentos nutricionalmente pobres, com elevado valor energético e ricos em gordura e açúcar.

Por este motivo, partilhamos algumas sugestões de lanches e snacks saudáveis sem glúten para adolescentes.

Simples, práticos, saborosos e nutricionalmente equilibrados.

SNACKS

APC_REGRESSO_AULAS_POSTS_LANCHES_1200X1200PX_20201006_1
APC_REGRESSO_AULAS_POSTS_LANCHES_1200X1200PX_20201006_2
APC_REGRESSO_AULAS_POSTS_LANCHES_1200X1200PX_20201006_3
APC_REGRESSO_AULAS_POSTS_LANCHES_1200X1200PX_20201006_4
APC_REGRESSO_AULAS_POSTS_LANCHES_1200X1200PX_20201006_5

LANCHES

APC_REGRESSO_AULAS_POSTS_SNACKS_1200X1200PX_20201006_1
APC_REGRESSO_AULAS_POSTS_SNACKS_1200X1200PX_20201006_2
APC_REGRESSO_AULAS_POSTS_SNACKS_1200X1200PX_20201006_3

PARCEIROS


FAZER DONATIVO / RENOVAR QUOTA