Focaccia de Alecrim e Azeite com Cebola e Anchovas

Imprimir Receita
Focaccia de Alecrim e Azeite com Cebola e Anchovas
Refeição Entradas, Pao & Massas
Doses
pessoas
Ingredientes
Massa
Cobertura
Refeição Entradas, Pao & Massas
Doses
pessoas
Ingredientes
Massa
Cobertura
Instruções de preparação
Massa - 1ª parte
  1. Misture a farinha, o alecrim, o sal marinho e o azeite no robot de cozinha e reserve.
  2. Deite o fermento na tigela cerâmica, adicione um pouco da água morna e misture tudo até se transformar numa “papa” homogénea. Adicione-o de seguida à mistura do robot, juntando também o resto da água. Misture tudo em velocidade baixa até obter uma massa suave. Aumente depois para velocidade máxima, durante cerca de 10 minutos, até obter uma massa elástica.
  3. Polvilhe a bancada de trabalho e as mãos com alguma farinha, retire a massa do robot e modele-a numa bola.
  4. Deite azeite q.b. numa folha de papel de rolo de cozinha dobrado e unte a tigela plástica grande. Coloque a bola de massa no fundo, cubra com o pano da loiça lavado e deixe levedar, tapado, num local quente * até que o tamanho da bola tenha duplicado.
  5. Assim que a massa tenha duplicado de tamanho, retire-a da tigela, polvilhe a bancada de trabalho e as mãos com alguma farinha e amasse-a com as mãos durante alguns minutos, vazando o ar que existir nela. Estenda-a depois uniformemente, com cerca de 20 cm de diâmetro e coloque-a na frigideira de forno, previamente untada com um pouco de azeite. Tape com película aderente q.b., previamente untada com um pouco de azeite, e deixe levedar por mais 1 a 2 horas num local quente (o que se pretende é que a massa dobre a sua altura).
Cobertura
  1. Enquanto a massa leveda, prepare a cobertura: deite um fio de azeite q.b. na frigideira pequena e aqueça-o em lume médio, de seguida junte a cebola fatiada em rodelas médias e deixe cozinhar em lume médio. Quando a cebola começar a ficar levemente translúcida, adicione duas pitadas generosas de açúcar amarelo e envolva tudo, deixando cozinhar até que a cebola esteja suave e completamente cozinhada. Adicione de seguida os filetes de anchovas, envolva tudo suavemente e deixe cozinhar durante 1 minuto. Retire da frigideira para um prato cerâmico e deixe arrefecer completamente.
  2. Escorra um pouco do azeite da conserva das anchovas para a frigideira ainda quente e misture bem com o resto do azeite de fritar as cebolas. Reserve.
Massa - 2ª parte
  1. Completa a segunda levedura, use os dedos de ambas as mãos para pressionar e criar sulcos em toda a massa. Volte a cobrir com a película untada e deixe levedar por mais 30 minutos a 1 hora num local quente (até que a massa volte a dobrar a sua altura).
  2. Pré-aqueça o forno a 200º C (modo de aquecimento apenas em baixo para fazer crescer a massa, sem queimar o topo), colocando um tabuleiro de forno vazio e limpo no suporte mais baixo e uma grelha imediatamente acima.
  3. Pincele a massa com algum do azeite da frigideira, cobrindo de seguida o topo com a cebola e as anchovas. Decore com algumas folhas de alecrim e leve ao forno durante 25 a 30 minutos, ou até que a massa esteja cozinhada e levemente dourada.
  4. Retire do forno e deixe arrefecer numa base de cortiça. Sirva (preferencialmente) morno.
Recipe Notes

* Nota: A temperatura ideal para o levedar da massa será entre 30 a 40º C constantes, sem correntes de ar. Se a temperatura for mais baixa que essa, o tempo de levedura poderá ser bastante demorado.

* Dica: Cerca de 10 minutos depois de iniciar a cozedura da Focaccia, cubra todo o fundo do tabuleiro de forno com água da torneira. Com o vapor que vai ser criado, a massa ficará mais estaladiça.

Receita e fotos facultadas pela autora do blog COMIDAcomPAIXÃO © [ www.comidacompaixao.com ]

PARCEIROS


FAZER DONATIVO / RENOVAR QUOTA