APC no colégio Valsassina

Em serviço de formação a escolas

Seguindo o contacto de uma associada, a APC esteve presente, no dia 20 de Setembro no Colégio Valsassina, com o objetivo de dar formação acerca da doença celíaca (DC) e da dieta isenta de glúten (DIG).

Os formandos presentes faziam parte do corpo docente do colégio ou eram responsáveis pela compra, preparação, confeção e distribuição dos alimentos aos alunos. A formação foi crucial para garantir que todos os funcionários envolvidos no processo adquirissem os conhecimentos necessários para trabalhar com a DIG.

No caso destes atentos profissionais e educadores, a formação teve o importante papel de mostrar o excesso de cuidado que estava a ser praticado no colégio, sem necessidade. Com esta formação, será possível garantir que a aluna celíaca (e futuros alunos na mesma situação) receberá uma alimentação totalmente isenta de glúten, mas sem que isso traga restrições excessivas ou um sentimento de exclusão. O momento das refeições é um momento de convívio entre colegas de turma e amigos. Deve ser, sempre que possível, partilhado de igual forma por todos. Um bom exemplo disto mesmo é a substituição do uso dos típicos douradinhos pelas barritas pop corn sem glúten, da Pescanova. O aspeto visual mantém-se, mas a garantia da dieta sem glúten está lá.

A formação nas escolas sobre a DC e a DIG é um serviço de que a APC já dispõe há cerca de um ano prestado pela Dietista da APC, que pretende divulgar a Associação e dar a conhecer a DC e a DIG. O custo do serviço é de 15.00€ para a área metropolitana de Lisboa. Fora dessa área o valor terá de ser acordado. Para saber mais informações, contacte a APC.

PARCEIROS


FAZER DONATIVO / RENOVAR QUOTA