APC promove atividades nas escolas em celebração ao Dia Mundial do Celíaco

APC promove atividades nas escolas em celebração ao Dia Mundial do Celíaco

Iniciativas educativas sensibilizam sobre a doença celíaca e a importância de uma dieta sem glúten

 

No dia 16 de maio, em celebração ao Dia Mundial do Celíaco, a Associação Portuguesa de Celíacos (APC) realizou uma série de atividades em escolas por todo o país, envolvendo mais de 100 instituições de ensino e alcançando mais de 3000 crianças e jovens. Estas iniciativas tiveram como objetivo sensibilizar a sociedade para a doença celíaca e a importância de adotar uma dieta isenta de glúten para aqueles que sofrem desta condição.

A doença celíaca é uma patologia crónica e autoimune que se desenvolve em indivíduos predispostos após a ingestão de glúten, que se encontra em alimentos à base de trigo, centeio e cevada. O tratamento eficaz requer a exclusão total desses alimentos da dieta. Para que os celíacos possam seguir este tratamento de forma adequada, é fundamental o apoio dos seus familiares e equipas médicas, bem como das escolas e a sociedade em geral.

Neste contexto, o Colégio Ribadouro, em colaboração com o Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) e a APC, organizou uma Ação de Formação e partilha de conhecimentos destinada a alunos, professores e outros profissionais da instituição. O objetivo foi sensibilizar e esclarecer sobre a doença celíaca e a importância de todos os envolvidos no processo educativo, criando uma sinergia essencial para o sucesso do tratamento.

Outra escola que participou ativamente desta iniciativa foi a Escola Básica de Carcavelos. Durante o evento, foram realizadas aulas de sensibilização para todos os alunos, desde o 1º ao 4º ano, seguidas por um grande lanche isento de glúten. Além disso, os profissionais da cozinha, docentes, e não docentes,  receberam formação especializada ministrada pela APC, com o intuito de aprimorar a compreensão da doença e a abordagem nas atividades escolares.

O Dia Internacional do Celíaco representou uma oportunidade valiosa para aumentar a consciencialização sobre a importância de uma dieta sem glúten para as pessoas afetadas por esta doença. E neste sentido, as escolas desempenham um papel fundamental na educação das crianças e jovens, não só no que diz respeito ao currículo académico, mas também na promoção da inclusão e diversidade. Esta iniciativa conjunta entre a APC, as escolas e os profissionais do ensino representa um grande avanço rumo a uma sociedade mais justa e inclusiva.

Gostaríamos de expressar o nosso sincero agradecimento às empresas que apoiaram esta valiosa iniciativa. Sem o vosso generoso apoio, não teríamos sido capazes de alcançar e impactar tantas crianças e jovens. Agradecemos à Batardas, Celeiro, Celícias, Dr.Schar, Eve Ferreti, Gullon, Intermarché, Mercadona, Nestlé, Ponte Vertical, Shoyce e Sovex por acreditarem na importância de educar a sociedade sobre a doença celíaca e a necessidade de adotar uma dieta sem glúten. O vosso comprometimento com a causa é fundamental para promover uma sociedade mais inclusiva e proporcionar uma vida saudável e plena para aqueles que sofrem desta condição. Estamos profundamente gratos pela vossa contribuição significativa.

As fotografias das atividades realizadas nas escolas estão disponíveis para visualização AQUI, e contamos com a vossa ajuda para partilhar esta mensagem, sensibilizando um número ainda maior de pessoas sobre a doença celíaca e a importância de adotar uma dieta sem glúten para uma vida saudável e plena.

 

PARCEIROS


FAZER DONATIVO / RENOVAR QUOTA