O restaurante La Trattoria, em Lisboa, com quarenta anos de história, começou há alguns anos a disponibilizar pratos sem glúten. Agora, procurando «acompanhar o mercado e a sua evolução», o restaurante aderiu ao projecto Gluten Free, sendo agora certificado como seguro para celíacos.
«A Trattoria começou a interessar-se pelo problema da doença celíaca há muitos anos, quando começou a ser mais frequente o aparecimento, principalmente de estrangeiros, com esta patologia», diz o restaurante em comunicado.
De facto, foi em 2009 que decorreu o primeiro jantar sem glúten na Trattoria, na altura organizado pela APC Jovem no âmbito dos «jantares verdes», um conceito que procurava identificar e divulgar espaços seguros para as refeições dos celíacos.
No ano seguinte, a APC organizou uma acção de formação para todos os colaboradores do restaurante, procurando transmitir conhecimentos sobre a doença celíaca e os cuidados a ter com os clientes que seguem uma dieta isenta de glúten. Ainda em 2010, outro jantar convívio seria organizado no restaurante, procurando dar continuidade a esta sensibilização.
A partir de agora, o restaurante La Trattoria é também certificado pelo projecto Gluten Free da APC/Biotrab, procurando prestar o melhor serviço aos clientes celíacos e não só. «Estamos sempre em constante aprendizagem e investimos na formação dos nossos Chefs, pelo que além de sermos certificados em “Produção de Produtos sem Glúten”, temos uma forte preocupação na correta utilização de produtos potencialmente alergénicos, pois temos de estar preparados para as várias alergias e intolerâncias alimentares dos dias de hoje», afirma o restaurante.
Entre a opções sem glúten incluem-se várias entradas, risotos, pratos de massa, de carne e de peixe, além de várias sobremesas. Pode consultar o menu completo na secção Sem Glúten do site do restaurante: www.latrattoria.pt.