Continuidade do projeto com o Turismo de Portugal

Continuidade do projeto com o Turismo de Portugal

 

Após o sucesso das formações dadas a mais de 500 alunos de 7 escolas da rede de Escolas do Turismo de Portugal em 2022, a APC retoma este projeto e dá continuidade às ações junto de 5 Escolas de Hotelaria e Turismo, nomeadamente, a escola do Estoril, Coimbra, Porto, Lamego e Viana do Castelo, durante o mês de março.

A componente teórica, dinamizada pelas nutricionistas da APC, Rita Jorge e Tânia Neves, tem como objetivo sensibilizar os alunos para a doença celíaca, explicando o que é o glúten e os substitutos existentes, a leitura de rótulos, e um grande foco nas contaminações cruzadas e nos requisitos necessários para um restaurante obter a certificação Gluten Free da APC, por sabermos que é o grande impedimento para uma dieta rigorosa e motivo de exclusão social por parte de muitos celíacos e alérgicos.

A componente prática fica a cargo da Chef pasteleira Erika Szabó da Choco & Mousse – Gluten-Free Training & Consulting, que coloca os alunos com a “mão na massa”, ensinando as propriedades das farinhas sem glúten e como confecionar maravilhosos pães sem glúten. Contamos com o apoio do nosso parceiro Celeiro, com a oferta dos produtos necessários à parte prática.

Este é um projeto muito acarinhado pela APC, dada a sua relevância na melhoria da qualidade de vida que pode trazer ao celíaco e aos seus familiares, uma vez que tem como objetivo sensibilizar estes alunos, futuros profissionais da hotelaria e restauração, para a responsabilidade que a sua profissão acarreta, no sentido de promoverem uma cozinha mais inclusiva, apta a celíacos.

Estas formações terão continuidade, no âmbito da parceria com o Turismo de Portugal.

PARCEIROS


FAZER DONATIVO / RENOVAR QUOTA